A fúria do vento.

by Uppsala Solemne

/
  • Streaming + Download

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.

      $3 USD  or more

     

  • Full Digital Discography

    Get all 3 Uppsala Solemne releases available on Bandcamp and save 35%.

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality downloads of Logo de Manhã., A fúria do vento., and Afecto.. , and , .

      $5.85 USD or more (35% OFF)

     

1.
2.
3.
4.

about

Publicado Fernando Augusto Lopes à época do lançamento de "A Fúria do Vento"

www.botequimdeideias.com.br/flogase/uppsala-solemne-a-furia-do-vento/


O Uppsala Solemne, não custa lembrar, é uma dupla brasileira sediada em Buenos Aires, Argentina, e formada por Leonardo Fleck e Cristiane Miranda, que fez um dos melhores discos de 2010, o “Afecto”.

Um ano depois, a dupla anuncia o segundo disco, esse “A Fúria do Vento”, a ser lançado dia 10 de agosto, via Sinewave. “São somente quatro músicas, mas já há um outro pensado ainda pra esse ano”, entrega Leonardo Fleck, em conversa por e-mail com o Floga-se.

Há uma diferença grande entre o primeiro EP e este – e um dos motivos pode estar no apuro técnico buscado por Leonardo e Cristiane: “gravamos num estúdio simpático, chamado Juli Records, em Buenos Aires, num processo absolutamente diferente do da gravação do ‘Afecto’. Naquele, fomos à sala de ensaios da banda de um amigo e gravamos em meio a um caos, cru e sem polimento algum, algo estranho a tudo que não for banda de garagem guitarrera. Nesse, decidimos por um estúdio profissional, pra dar um tratamento melhor às músicas, mais carinho pra com elas. Foi muito divertido e tranquilo de gravar”, conta Fleck.

E, segundo ele, a busca por esse apuro é reflexo da vontade maior de fazer música juntos e do entrosamento de um relacionamento que só o tempo pode estabelecer: “entre nosso primeiro beijo e a mudança conjunta, passaram-se três semanas apenas. Poucos meses depois já estávamos com o ‘Afecto’ nas mãos. Era evidente que tínhamos entrosamento, mas nem perto do que temos agora. Nesse sentido foi uma evolução natural através do tempo. Sedimentamos a relação e a Uppsala será sempre o reflexo dela. ‘A Fúria Do Vento’ tem a ver com isso. Fala de saudade, de espera, de reencontro, de perdas, de experienciar coisas bonitas, de vida, de morte, de declarações de amor sinceras. As nossas primeiras músicas foram compostas ainda sem piano em casa e isso faz toda a diferença pra Cristiane. As mais novas estão cheias de crescendo e mais melodiosas”.

Tudo isso torna o disco mais dramático e tenso. As quatro canções mergulham em emoção e certamente o ouvinte vai sentir o baque, principalmente se viver um momento parecido ou se estiver passando por uma fase sensível. Cabe fazer o “alerta”.

A abertura, com “La Aparición” e o poeta Ernesto Sábato declamando “Sobre Heroes Y Tumbas”, é de apertar o coração; mas talvez seja no piano declamando a poesia sonora de “São Paulo Sem Pressa” que a banda consiga um resultado mais contundente (piano que segue chorando na primeira parte de “As Nuvens de Chumbo”). A voz maternal de Cristiane ainda potencializa o abalo emocional, como se fosse aquela famosa cereja do bolo.

“A Fúria do Vento” não oferece músicas fáceis pra tocar em rádio ou embalar festas; elas são reflexivas, solitárias (pra um casal), maduras. Devem funcionar intensamente bem ao vivo.

Ainda bem que o Uppsala Solemne tem planos pra fazer shows e promover o disco, aterrissando provavelmente em São Paulo, segundo Leonardo: “em São Paulo, sim. Com o pessoal da Sinewave, seguramente. Se vai rolar já é outra história. É uma vontade pessoal muito grande, nem com a Blanched (outro projeto de Fleck) toquei em São Paulo, cidade a qual devo muito e adoro pra visitar”.

“A Fúria do Vento” é difícil de explicar com palavras. Você precisa ter vivido algo suficientemente bem pra entender o que vai sentir. Mesmo assim, de uma forma simples, pedi a Leonardo que “explicasse” cada faixa, numa apresentação que pode te introduzir ao disco, embora eu saiba que só seu coração conseguirá absorver o que essas notas querem passar:

“La aparición”: “Ernesto Sábato lendo o começo de “Sobre Heroes Y Tumbas’. Esse sotaque bem portenho, a carga dramática do texto, o que representou o livro, acho que isso coincidia com a música (que não foi feita especialmente pro texto) com os tempos dela. Ele morreu aos 99 anos, no dia em que seria homenageado na feira do livro de Buenos Aires. Nós iríamos lá e, bom, decidimos homenageá-lo dessa forma. Gravamos ela no dia seguinte”.

“São Paulo Sem Pressa”: “Cris, a trabalho, em São Paulo, eu em Buenos Aires”.

“As Nuvens De Chumbo”: “Guitarras, welcome back”.

“Perdoa Tu A Fúria Do Vento”: “A faixa quase-título resume bem o que comentei antes, é o que fala a letra. Tem mais relação com o fato de morarmos longe de todos, uma mistura de culpa por não estar e medo de perder a qualquer momento alguém importante. Não é um pedido de desculpas meu a ela, nem dela a mim, embora possa parecer”.

credits

released August 10, 2011

released by sinewave

tags

license

all rights reserved

about

Uppsala Solemne Buenos Aires, Argentina

Uppsala Solemne is a duo by Cristiane Miranda, classic musician, and Leonardo Fleck.

contact / help

Contact Uppsala Solemne

Streaming and
Download help

Track Name: São Paulo sem pressa
Quisiera yo tenerte aquí
más cerca
y no tenerte que olvidar
entiendas
que te tuviste que partir
me enferma
pero me quedo aquí
para cuando vuelvas

Lyrics by Leonardo Fleck
Track Name: Perdoa tu a fúria do vento
Perdoa
Perdoa
Perdoa, por favor.

Meu amor
aceite a dor
quando venha pra bem.

A força das horas
represadas no tempo
são marcas na rocha
a fúria do vento.

Lyrics by Leonardo Fleck